A irrigação na cultura da cana pode ser utilizada com diferentes enfoques, são eles:
- Irrigação Total;
- Irrigação Suplementar;
- Irrigação com Déficit;
- Irrigação de Salvação
Irrigação Total
Utilizada quando toda a água necessária para atender a demanda hídrica das culturas é aplicada via irrigação. Deve ser praticada em regiões áridas ou onde a precipitação (chuva) é insignificante.
Irrigação Suplementar
A água é utilizada para atender a demanda evapotranspirométrica das culturas, parte vem da irrigação e parte vem da precipitação, ou seja, a irrigação irá suplementar a precipitação no atendimento da demanda da cultura.
Irrigação com Déficit
Utilizada quando se planeja atender somente uma fração da demanda hídrica da cultura. Pode ser praticada com irrigação total e suplementar, tanto para dimensionamento quanto para manejo da irrigação. O déficit pode ser durante todo o ciclo da cultura ou somente nas fases não críticas ao déficit de água. Neste último caso, obtém-se menores quedas na produtividade potencial da cultura;
Irrigação de Salvação
Neste tipo de manejo, planeja-se irrigar somente num período relativamente curto ou em um estágio do cultivo. Exemplo típico ocorre com a cana-de-açúcar, à qual se aplica, via irrigação, a água de lavagem da cana e/ou água com vinhoto. A aplicação é feita em duas ou três irrigações de 60 milímetros por mês, após o plantio, para cana-planta, ou após os cortes, para cana-soca. A maior área irrigada de cana é para fins de salvamento. Assim, trata-se de grandes áreas com aplicação de pequenas lâminas de irrigação. Isso representa um baixo consumo de água por unidade de área. Apesar de tratar-se de pequenas lâminas, estas são relevantes, pois aplicadas em épocas críticas para favorecer a rebrota da cana após o corte e, a partir disso, garantir o estabelecimento do canavial com boa população de plantas para o próximo ciclo. É importante ressaltar que cerca de 90% da água consumida pelas plantas pela irrigação retorna a atmosfera, de forma limpa, por vapor, devido a transpiração das plantas.